Um estudo piloto de um protocolo de acupuntura para melhorar a função visual em pacientes com Retinose Pigmentar


Um estudo piloto de um protocolo de acupuntura para melhorar a função visual em pacientes com Retinose Pigmentar

Fonte:  https://doi.org/10.1111/cxo.12117
Ava K Bittner OD PhD,Jeffrey M Gould MEd LAc,Andy Rosenfarb ND LAc,Collin Rozanski,Gislin Dagnelie PhD

Pacientes com retinose pigmentar  são motivados a tentar terapias complementares ou integrativas para retardar a progressão da doença. A ciência básica, a pesquisa clínica e os auto-relatos dos pacientes com retinose  pigmentar apoiam a hipótese de que a acupuntura pode melhorar a função visual.   
Métodos Um estudo piloto prospectivo, de série de casos, envolveu 12 pacientes adultos com RP tratados em um centro médico acadêmico com um protocolo padronizado que combinava eletroacupuntura na testa e abaixo dos olhos e acupuntura no corpo, em 10 sessões de meia hora ao longo de duas semanas.
Testes pré e pós-tratamento incluíram acuidade visual (AV) do Early Treatment Diabetic Retinopathy Study, sensibilidade ao contraste de Pelli-Robson (CS), campos visuais de Goldmann e limiar de estímulo de campo completo adaptado ao escuro (FST) (n = 9). A adaptação ao escuro do Scotopic Sensitivity Tester-1 (SST-1) foi realizada nos dois últimos indivíduos. Resultados Seis dos 12 indivíduos tiveram melhorias mensuráveis ​​e significativas da função visual após o tratamento. Três dos nove indivíduos testados com o FST tiveram uma melhora significativa de 10,3 a 17,5 dB (ou seja, 13 a 53 vezes) em ambos os olhos uma semana após a acupuntura, mantida por pelo menos 10 a 12 meses, o que estava bem fora do normal. variabilidade teste-reteste (IC 95%: 3–3,5 dB) previamente encontrada na Retinose Pigmentar . A adaptação ao escuro de SST-1 foi reduzida em ambos os indivíduos testados em média em 48,5 por cento em uma semana (intervalo de 36 a 62 por cento em 10 a 30 dB), que estava fora dos coeficientes de variação típicos de menos de 30 por cento previamente determinados em pacientes com Retinose Pigmentar e normais. Quatro dos cinco indivíduos com melhorias de sensibilidade escotópica medidas psicofisicamente relataram melhorias subjetivas na visão à noite ou em ambientes escuros. Um sujeito teve melhoria de 0,2 logMAR em VA; outro teve melhoria de 0,55 logCS. Outro sujeito desenvolveu mais de 20 por cento de melhoria na área dos campos visuais de Goldmann. O protocolo de acupuntura foi concluído e bem tolerado por todos, sem eventos adversos ou perda visual.
Conclusões
A acupuntura acarreta risco mínimo, se administrada por um acupunturista bem treinado e pode ter benefícios significativos e mensuráveis ​​na função visual residual em pacientes com retinite pigmentosa, em particular sensibilidade escotópica, que não havia sido estudada anteriormente. Esses achados preliminares apoiam a necessidade de futuros estudos controlados de mecanismos potenciais.

Fonte: https://doi.org/10.1111/cxo.12117